Skip to main content

Um cirurgião cuidando
da sua saúde

Dr. Paulo Campelo – Cirurgia Geral e Bariátrica – CRM 7534 | RQE 2916

Minha Trajetória

Paulo Eduardo Nunes Campelo é médico formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1999 e inscrito no Conselho Regional de Medicina sob o número 7534.

Concluiu em 2003 a residência médica em Cirurgia Geral na Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, onde foi preceptor da Residência de Cirurgia Geral de 2004 a 2006 e também da direção do Centro de Estudos da Santa Casa, onde coordenou jornadas, estágios e participou efetivamente do Conselho Editorial da Revista da Santa Casa.

É pós-graduado em Gestão Hospitalar e de Organizações de Saúde, pela UFC.

Trabalhou durante três anos como cirurgião do Hospital Geral do Exército em Fortaleza e, desde 2003, é membro da Unimed Fortaleza e da Cooperativa dos Cirurgiões Gerais do Estado do Ceará (Coocirurge), entidade da qual foi diretor administrativo (2015-2018).

É também presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica Capítulo do Ceará (2017-2019), reeleito para o biênio 2019-2021.

É membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Atua como cirurgião geral e bariátrico e é diretor técnico do Instituto de Assistência Multidisciplinar da Obesidade (Instituto AMO).

Foi professor substituto do departamento de cirurgia da Universidade Federal do Ceará (UFC) de 2004 a 2006. É membro associado do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e fez parte de sua diretoria até 2009. É membro associado do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e da Société Française de Chirurgie Endoscopique.

Durante dois anos, em duas gestões diferentes, atuou como membro do Conselho Fiscal da Unimed Fortaleza e, foi eleito, em 2010, para um mandato de quatro anos, Representante dos Médicos Cooperados no Hospital Regional da Unimed (HRU).

Em 2011 foi aceito como fellowship no Institut de Chirurgie Laparoscopique de Bordeaux, na França. Neste centro de laparoscopia, que é referência internacional em cirurgia minimamente invasiva, concluiu especialização no programa avançado de cirurgia laparoscópica (colo-retal, digestiva, hepato-biliar, pancreática e bariátrica). As atividades foram realizadas no Hospital Bagatelle, na Policlínica Bordeaux Nord e na Clínica San Martin em Bordeaux e no Hospital Americano em Paris.

Possui proficiência em língua francesa (DELF B2) e em língua espanhola (DELE Superior).

CONVÊNIOS
AGENDAR CONSULTA
HOSPITAL SÃO CAMILO
INSTITUTO AMO

Especialidades

Bypass Gástrico

É a segunda cirurgia mais realizada para tratar a obesidade mórbida. O estômago é dividido e cria-se uma pequena bolsa gástrica que é conectada ao intestino através de uma nova alça intestinal.

Cirurgia Metabólica

É uma intervenção no tubo digestivo que pode ser realizada pelo método bypass ou sleeve indicada para pacientes com diabetes mellitus tipo 2 e obesidade grau I, com IMC acima de 30kg/m2.

Sleeve

Também conhecida como Gastrectomia Vertical. É o tipo de cirurgia em que ocorre a redução propriamente dita do estômago. Aproximadamente 80% do órgão é removido.

Dúvidas frequentes sobre cirurgia bariátrica

Quem pode fazer esse tipo de cirurgia?

O principal fator que favorece a possibilidade de realizar a cirurgia bariátrica é o IMC acima de 35 em casos específicos, e acima de 40 normalmente. Além disso, o paciente precisa ter, pelo menos, 2 anos de tentativas de tratamento, faixa etária a partir dos 18 anos e sem limite superior de idade.

Quanto peso se perde com a cirurgia?

Uma pessoa que realiza a cirurgia bariátrica pesando 100 quilos, perderia, em torno, de 30kg a 40kg (30% a 40% do peso). Logo, seu peso ficaria entre 60 e 70kg. Porém, o processo de perda de peso é muito específico de cada indivíduo e pode variar de acordo com alguns fatores, sendo os principais: alimentação, prática de exercícios, mudança de hábitos e doenças associadas.

A cirurgia bariátrica é segura?

Sim, pesquisas recentes demonstram que a taxa de mortalidade da cirurgia bariátrica é inferior a 0,2%. O crescente desenvolvimento tecnológico, que é incorporado nos procedimentos, junto a uma equipe experiente trazem eficiência e segurança ao procedimento. Assim, os riscos de realizar a cirurgia bariátrica são muito menores do que padecer com a obesidade mórbida.

É possível fazer a cirurgia pelo convênio?

É possível sim! No entanto, para que o convênio consiga cobrir a cirurgia bariátrica, devemos levar em consideração dois fatores importantes: tempo de carência do plano de saúde e credenciamento hospitalar. A cirurgia bariátrica faz parte do rol de procedimentos que todos os planos de saúde devem cobrir segundo as regras da Agência Nacional de Saúde (ANS).

Quanto tempo demora para já iniciar a cirurgia?

Normalmente, o processo pré-cirúrgico tende a demorar cerca de 30 – 60 dias. Esse tempo engloba a primeira consulta até o momento em que o paciente efetivamente realizará a cirurgia. Depois disso, deverá seguir com o acompanhamento pós-operatório sob orientação do médico responsável.

Convênios

Calcule o seu IMC

plugins premium WordPress